O nome K-Pop é uma abreviação para Korean-Pop. Originado na Coreia do Sul, o K-pop abrange vários gêneros musicais como: pop, rap, trap, hip-hop, eletrônico, rock, R&B, entre outros.
Com cerca de 300 milhões de ouvintes ativos no Spotify no mundo todo, sendo o Brasil o 5º país que mais consome esse gênero, o K-pop se tornou um fenômeno mundial.
Marcado pela estreia do grupo Seo Taiji and Boys, nos anos 90, esse estilo começou a fazer sucesso no leste Asiático, mas foi com Gangnam Style, lançada pelo PSY em 2012, que o mundo teve uma amostra do poder do K-pop, que ficou em primeiro lugar nas paradas mundiais por 31 semanas.
Atualmente, a canção “Dynamite” do grupo BTS ultrapassou o título de PSY, se tornando o primeiro grupo K-pop na história a ficar no ranking da Billboard Hot 100 por 32 semanas, quebrando recordes de artistas mundialmente famosos como Rihanna, Ariana Grande e Taylor Swift.
Outro grupo incrível que também entrou para a história da música, foi a girlband BlackPink, sendo o primeiro grupo k-pop a se apresentar no palco principal em um dos maiores Festivais de Música e Arte do mundo, o Coachella.
Além de BTS e BlackPink, alguns outros artistas mais conhecidos no Brasil são: Exo, Twice, Red Velvet, Mamamoo, Monsta X, (G)I-DLE, Stray Kids, NCT127 e Seventeen.
Alguns artistas no Brasil estão se inspirando nesse estilo, como Pabllo Vittar, a nova girlband brasileira Katz e o artista Joshua M, que produziu seu som no nosso Estúdio Mi Casa Su Casa.
Clique aqui para saber mais sobre esse trabalho incrível do Joshua M! 😉