>

“Beat Pronto” pela internet: 3 razões para ter seu próprio beat

Se você é um artista iniciante, você provavelmente já deve ter ouvido falar por aí sobre a compra de beats prontos pela internet. Apesar de ser uma forma barata de conseguir um beat, há um grande problema por trás disso. Foi falando com Rafael Miranda diretor da Gravadora Sun7® Label, que encontrei 3 principais motivos para não realizar compras de beats já prontos pela internet, se liga só!

1 – Abrir mão da sua originalidade 

Atualmente, o número de músicas lançadas nas plataformas de streaming é muito grande, por isso os artistas precisam se destacar através da originalidade da sua música, aliado a uma boa produção musical em meio a tantos fonogramas amadores. Ao comprar um beat já pronto na internet e que não foi feito exclusivamente para um artista, este estará abrindo mão de suas ideias e perderá a oportunidade de se tornar um destaque no mercado nacional.

Se imagine no seguinte cenário: Você está em casa, ouvindo uma playlist no Spotify de boa, então a batida da sua música começa a tocar, seu coração já acelera de felicidade, afinal sua música está numa playlist nacional! Porém, somente na primeira palavra do intérprete, você identifica que não é o seu som, mas sim de outro artista. Situação chata, né? Mas isso é algo muito comum quando se compra beat pronto pela internet, pois qualquer pessoa no mundo pode usar o mesmo instrumental, inclusive como propaganda de algum produto.

A originalidade é a marca principal do artista para obter uma carreira de destaque, afinal o incomum e criativo é o que sempre chama atenção. Veja como exemplo, a artista Billie Eilish, que em seu álbum de estréia, foi o maior sucesso no mundo todo, levando para casa 5 Grammys em 2020, sendo 4 deles as principais categorias da premiação, se tornando a primeira artista jovem feminina a conseguir esse mérito.

Para artistas que buscam entrar no mercado nacional, o importante é sair de sua zona de conforto e confiar no seu talento incomum, pois a cada dia a mídia busca encontrar artistas originais. Você precisa deixar sua marca.

2- Contrato de “Beat Pronto” pela internet

Quem se beneficia desse método muito usado, são os produtores musicais que criam beat para venda, já que é muito fácil encontrar pessoas que usam esse método amador para criar sua música.

Mas o que ninguém te conta, é que ao comprar um beat pronto, o artista assinará um contrato que não tem exclusividade alguma sobre o beat, alegando que não poderá subir seu som nas plataformas digitais com agregadoras e distribuidoras, ou seja, se você pensa em subir seu som profissionalmente, isso não poderá acontecer, legalmente, comprando beat da internet. E caso isso ocorra, o produtor poderá entrar com um processo e gerar diversas multas, além de penalizar a distribuidora que subiu um som. Esse fator se torna um transtorno financeiro terrível, além de uma questão ruim para a reputação do artista que quer iniciar uma carreira.

Em outras palavras, o artista que comprar um beat da internet, só vai poder utilizá-lo para uso próprio, sem postar em redes sociais ou subir nas plataformas digitais.

3 – Monetização e Direitos Autorais

Para alguns artistas, a monetização da obra pode parecer de pouca importância, porém para aqueles que querem entrar no mercado nacional da música, esta é a etapa essencial para obter reconhecimento.

Você sabia que se um artista conseguir um contrato de exclusividade e subir alguma música com um beat comprado na internet e a agregadora gerar o Content ID, todos os outros artistas que usarem o mesmo beat estarão perdendo seus direitos de monetização? Além de que, se os outros artistas conseguirem de alguma forma postar em qualquer plataforma sua versão do mesmo beat, a monetização vai para o primeiro artista que conseguiu licenciar a obra.

Para entender melhor, o Content ID nada mais é do que um sistema de impressão digital usado para identificar o uso real da licença de conteúdo. Esse sistema serve para bloquear e rastrear conteúdo roubado tornando indisponível para todos e monetizar sua obra.

Outra coisa que acontece também, é o criador do beat ficar com 50%  de lucro ou mais de sua obra. Como autor, o produtor musical tem direito legal sobre a porcentagem que ele quiser sobre a criação dele, isso é um acordo feito em cada contrato de beat. A quantidade pode variar de produtor para produtor, mas existe.

 

Então, se você quer iniciar sua carreira de artista e ter chance no mercado musical nacional ou até mesmo internacional, faça seu beat, crie sua identidade e construa sua própria marca!

Aqui no estúdio Click, te ajudamos nessa etapa importante da sua carreira, confiamos no seu talento e garantimos um trabalho profissional de qualidade para bater de frente com os grandes hits do momento. Venha Produzir seu som com a gente!

 


Quer produzir um som original com a gente? Conheça nossa Produtora Musical Beat do Hit, para artistas que querem dar um UP na careira!

Clique aqui e vamos conversar !!