>

Por que ter uma música mixada em Dolby Atmos?

 

Assim como já é usado em todos os cinemas, agora a tecnologia Dolby Atmos já faz parte do nosso dia a dia. Podemos encontrá-la através das plataformas de streaming como: Netflix, Amazon Prime, Disney+, Paramount+, também está sendo usado nos teatros, monitores de sons para carros e televisões. A novidade é que agora a Dolby Atmos, também conhecida como Áudio Espacial, está fazendo parte da música, e já se tornou o formato de som mais popular na indústria musical. A principal conquista é que a música colocada nesse formato pode ser reproduzida em qualquer configuração de alto-falante e fones de ouvido, já que a mixagem em Dolby Atmos é um sistema de som baseado em objetos, e o engenheiro de som pode colocar cada instrumento e som em um espaço virtual 3D ao redor, fazendo com que o ouvinte não apenas “sinta” que o som está vindo dos lados esquerdo e direito (como no áudio estéreo), mas por toda a sua volta e aos arredores do ambiente em que está – por isso o nome espacial.

A Apple enviou à Billboard alguns dados alegando que as reproduções de músicas em Dolby Atmos quadruplicaram desde setembro de 2021 na Apple Music, e ainda houve um aumento de 125% sobre o número de streamings na playlist editorial organizada pela Apple. Além de que a quantidade de usuários também dobrou após a disponibilidade dessa nova tecnologia na música.

O som 3D está se tornando um novo padrão para o lançamento de um single e álbum. O formato de música Dolby Atmos é um tipo completamente novo de arquivo de áudio, ou seja, para que você o tenha é preciso que sua música seja mixada e masterizada em Dolby Atmos em um estúdio especifico para este formato e o melhor é que o Estúdio Click é o primeiro estúdio de música a ter uma sala de mixagem em Dolby Atmos do Sul do Brasil!

Temos notado entre os grandes artistas de reconhecimento público, uma corrida para entregar suas musicas nesta nova tecnologia, Podemos citar alguns deles, sendo: Billie Eilish, Ariana Grande, Lizzo, Justin Bieber, Dua Lipa, Anitta, Glória Groove, Luísa Sonza, entre muitos outros. Assim como as gravadoras que estão relançando seus catálogos neste formato, como por exemplo o álbum “Falso Brilhante” de Elis Regina e “1” dos Beatles.

Além de sua música estar com a mais avançada tecnologia do mercado musical, você também estará ganhando um destaque entre as outras, já que a Apple Music, conta com playlists preparadas especialmente para serem ouvidas com o áudio espacial Dolby Atmos ativado, seja no seu iPhone ou Mac.

Como é feita uma Mixagem em Dolby Atmos? 

O engenheiro de som pode escolher entre atribuir os sons a um alto-falante específico (como alto-falantes esquerdo, direito, central, lateral, traseiro ou suspenso) ou colocar uma fonte de som mono em um determinado ponto no espaço virtual. Esses “objetos sonoros” não estão ligados a um falante em particular, apenas a um determinado lugar no espaço virtual ao redor do ouvinte.

Essa abordagem de estúdio Dolby Atmos é completamente diferente dos serviços de mixagem e masterização estéreo padrão. Considere pelo menos estas diferenças principais:

  • Na mixagem Dolby Atmos, os elementos não estão amarrados aos alto-falantes, pois cada instrumento pode ter seu lugar individual no espaço 3D.
  • Não haverá uma mistura sólida adequada para masterização, pois os objetos ficam separados no espaço e não podemos realizar operações sobre eles por completo. É por isso que a mixagem do Dolby Atmos inclui também a masterização do Dolby Atmos e os preparativos finais para a produção.
  • Reverbs e outros efeitos são criados de forma diferente durante a mixagem Dolby Atmos, porque o espaço virtual já está presente.

Pela mesma razão do espaço virtual ser a base, em um estúdio Dolby Atmos, não precisamos criar a imagem estéreo usando plug-ins diferentes. Esta lista pode ser continuada, mas o ponto principal é que a mixagem Dolby Atmos é um processo completamente diferente, com resultado em um nível totalmente novo de áudio 3D baseado em objetos.

Trabalhando na mixagem em Dolby Atmos, nosso engenheiro de som, Paulo Bueno, usa a configuração de alto-falante Dolby Atmos 7.1.4. e o software profissional Protools ligado ao renderer Dolby Atmos Mastering Suite. O formato de mixagem Dolby Atmos torna a música viva no espaço, a música recebe mais cores e oportunidades para desenvolver e expressar os sentimentos e emoções, mais canais para interagir e se envolver com o ouvinte.

Ficou curioso para ouvir uma música em Dolby Atmos? Acesse o site oficial da Dolby, escolha uma das opções de amostras e coloque os fones de ouvido para melhor experiência!

Quer produzir um som com a nova tecnologia? Entre em contato com a gente! 🙂